domingo, 20 de dezembro de 2009

Como se Previnir de Doença de Pele no Verão

 O verão está chegando e isso significa a diminuição de algumas doenças de pele. Mas não adianta comemorar antecipadamente. Outras patologias dão o ar da (des)graça com mais intensidade nos dias quentes.


A micose é um das que teimam em incomodar. É causada por fungos, que encontram as condições ideais para se reproduzirem: umidade e calor. Os prevenidos devem enxugar-se bem após o banho e evitar permanecer com a roupa de praia molhada.

Pano branco
Entre as mais conhecidas está a pitiríase versicolor, também conhecida por micose de praia ou pano branco. A pessoa em contato com o fungo pode ou não desenvolver a doença. Os fatores responsáveis pelo desenvolvimento do fungo na pele, segundo o dermatologista Adriano Almeida, são o estado nutricional, aumento da multiplicação celular, gravidez, sudorese intensa, infecções crônicas, uso de óleos de banho e lubrificação excessiva da pele, além de predisposição genética.

Como o fungo impede o bronzeamento do local, a doença é percebida em geral após a exposição solar, porque as manchas - claras, que vão do branco ao castanho - ficam mais evidentes. Campus, cremes, loções e sprays de uso tópico estão entre os medicamentos, mas em alguns casos, é preciso o uso de compridos, sempre com orientação médica.


fonte: http://saude.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário